O tipo de sapato que você usa geralmente é o fator mais revelador quando se trata de diagnosticar problemas específicos nos pés, incluindo unhas encravadas. Seus pés geralmente ficam presos dentro de seus sapatos por 8 a 10 horas por dia, às vezes mais. Ficar preso nesse ambiente escuro e úmido com pouco fluxo de ar pode fazer com que as bactérias cresçam a um ritmo alarmante.
Isso aumenta drasticamente o risco de infecção. Os sapatos também podem restringir o fluxo sanguíneo e impedir que os dedos dos pés se movam naturalmente. Todos esses fatores levam ao ambiente perfeito para unhas encravadas e outros problemas nos pés.
Sapatos soltos
Sapatos folgados que são esticados ou muito grandes, muitas vezes escorregam e deslizam enquanto você anda. Isso fornece pouca ou nenhuma estabilidade ao arco do pé ou às curvas dos dedos.
Quando o sapato pode deslizar, os dedos dos pés geralmente são empurrados para a frente. Este tipo de contato repetido pode levar à irritação dos dedos e unhas dos pés. Com o tempo, uma unha encravada pode se desenvolver.
Além de qualquer sapato que seja grande demais para seus pés, existem outros tipos de sapatos folgados que você deve ter em mente. Sempre compre sapatos que se encaixem bem, sem folgas no calcanhar ou nas laterais. Se um sapato ficar esticado com o tempo, substitua-o. É muito mais fácil e menos doloroso substituir um par de sapatos do que lidar com uma unha encravada ou outro problema potencial no pé.
Sapatos muito apertados
Crianças e adultos jovens que ainda estão crescendo são os que correm maior risco de usar sapatos muito apertados. Os pais devem monitorar constantemente os pés de seus filhos em busca de sinais de que seus sapatos estão se tornando desconfortáveis.
Dor nos pés, unhas encravadas, vermelhidão ao redor dos tornozelos ou na parte superior dos pés são sinais de que os sapatos de uma criança estão muito apertados.
Sapatos esportivos e sapatos sociais são muitas vezes os culpados porque são os mais caros e as crianças tendem a superá-los antes de se desgastarem. A despesa adicional de substituir sapatos muito pequenos vale a pena se você puder salvar seu filho de uma vida inteira de dor e desconforto nos pés.
O sapato perfeito
Não importa que tipo de atividade você esteja participando, é essencial que você use um sapato que se encaixe bem e seja ideal para o que você está fazendo. Não use saltos altos se for ficar de pé o dia todo ou andando em superfícies irregulares.
Certifique-se sempre de que seus sapatos se encaixam confortavelmente sem beliscar ou apertar os dedos dos pés. Seus pés devem ser capazes de se mover confortavelmente dentro dos sapatos sem que os dedos dos pés batam contra a frente do calcanhar sendo pressionados nas costas.
Dê alguns passos e reajuste os cadarços, se necessário. Isso tira a pressão da parte superior do pé e ajuda a manter o suporte adequado do arco.