A neuropatia diabética é uma lesão nervosa causada pelo diabetes .
Os nervos são feixes de tecidos especiais que transportam sinais entre o cérebro e outras partes do corpo. Os sinais
- enviar informações sobre como as coisas se sentem
- mova suas partes do corpo
- controlar as funções do corpo, como a digestão
Quais são os diferentes tipos de neuropatia diabética?
Os tipos de neuropatia diabética incluem o seguinte:
Neuropatia periférica
A neuropatia periférica é uma lesão nervosa que normalmente afeta os pés e as pernas e, às vezes, afeta as mãos e os braços.
Neuropatia autonômica
A neuropatia autonômica é um dano aos nervos que controlam seus órgãos internos. A neuropatia autonômica pode levar a problemas com sua frequência cardíaca e pressão arterial, sistema digestivo, bexiga, órgãos sexuais, glândulas sudoríparas, olhos e capacidade de detectar hipoglicemia .
Neuropatias focais
As neuropatias focais são condições nas quais você normalmente tem danos a nervos únicos, na maioria das vezes em sua mão, cabeça, tronco e perna.
Neuropatia proximal
A neuropatia proximal é um tipo raro e incapacitante de dano nervoso no quadril, nádega ou coxa. Esse tipo de dano nervoso geralmente afeta um lado do corpo e raramente pode se espalhar para o outro lado. A neuropatia proximal geralmente causa dor intensa e pode levar a uma perda de peso significativa.
Quem tem maior probabilidade de ter neuropatia diabética?
Se você tem diabetes, sua chance de desenvolver danos nos nervos causados pelo diabetes aumenta à medida que você envelhece e quanto mais tempo você tem diabetes. Gerenciar seu diabetes é uma parte importante da prevenção de problemas de saúde, como a neuropatia diabética.
Você também tem maior probabilidade de desenvolver danos nos nervos se tiver diabetes e
- estão acima do peso
- tem pressão alta
- tem colesterol alto
- tem doença renal avançada
- beber muitas bebidas alcoólicas
- fumaça
A pesquisa também sugere que certos genes podem tornar as pessoas mais propensas a desenvolver neuropatia diabética.
O que causa a neuropatia diabética?
Com o tempo, altos níveis de glicose no sangue, também chamados de açúcar no sangue, e altos níveis de gorduras, como triglicerídeos , no sangue devido ao diabetes podem danificar seus nervos. Níveis elevados de glicose no sangue também podem danificar os pequenos vasos sanguíneos que nutrem seus nervos com oxigênio e nutrientes. Sem oxigênio e nutrientes suficientes, seus nervos não podem funcionar bem.
Quão comum é a neuropatia diabética?
Embora diferentes tipos de neuropatia diabética possam afetar pessoas com diabetes, pesquisas sugerem que até metade das pessoas com diabetes têm neuropatia periférica. Mais de 30 por cento das pessoas com diabetes têm neuropatia autonômica.
O tipo mais comum de neuropatia focal é a síndrome do túnel do carpo NIH, na qual um nervo do pulso é comprimido. Embora menos de 10% das pessoas com diabetes sintam sintomas da síndrome do túnel do carpo, cerca de 25% das pessoas com diabetes têm alguma compressão do nervo no pulso.
Outras neuropatias focais e neuropatia proximal são menos comuns.
Quais são os sintomas da neuropatia diabética?
Seus sintomas dependem de qual tipo de neuropatia diabética você tem. Na neuropatia periférica, algumas pessoas podem ter perda de sensibilidade nos pés, enquanto outras podem ter dor em queimação ou pontada na parte inferior das pernas. A maioria dos danos nos nervos se desenvolve ao longo de muitos anos, e algumas pessoas podem não notar sintomas de danos nos nervos leves por um longo tempo. Em algumas pessoas, a dor intensa começa de repente.
Que problemas a neuropatia diabética causa?
A neuropatia periférica pode levar a complicações nos pés , como feridas, úlceras e infecções, porque os danos nos nervos podem fazer com que você perca a sensibilidade nos pés. Como resultado, você pode não perceber que seus sapatos estão causando uma ferida ou que você machucou seus pés. Danos nos nervos também podem causar problemas de equilíbrio e coordenação, levando a quedas e fraturas.
Esses problemas podem dificultar sua locomoção com facilidade, fazendo com que você perca um pouco de sua independência. Em algumas pessoas com diabetes, danos nos nervos causam dor crônica, o que pode levar à ansiedade e depressão.
A neuropatia autonômica pode causar problemas com o funcionamento de seus órgãos , incluindo problemas com sua frequência cardíaca e pressão arterial, digestão, micção e capacidade de sentir quando você tem baixo nível de glicose no sangue.
Como prevenir a neuropatia diabética?
Para prevenir a neuropatia diabética, é importante gerenciar seu diabetes gerenciando seus níveis de glicose no sangue, pressão arterial e colesterol.
Você também deve seguir as seguintes etapas para ajudar a prevenir danos nos nervos relacionados ao diabetes:
- ser fisicamente ativo
- siga seu plano de refeições para diabetes
- obter ajuda para parar de fumar
- limitar as bebidas alcoólicas a não mais de uma bebida por dia para mulheres e não mais de duas bebidas por dia para homens
- tomar quaisquer medicamentos para diabetes e outros medicamentos prescritos pelo seu médico
Como posso evitar que a neuropatia diabética piore?
Se você tem neuropatia diabética, deve controlar seu diabetes, o que significa gerenciar sua glicose no sangue, pressão arterial, níveis de colesterol e peso para evitar que os danos nos nervos piorem.
O cuidado com os pés é muito importante para todas as pessoas com diabetes, e é ainda mais importante se você tiver neuropatia periférica. Verifique se há problemas nos pés todos os dias e cuide bem deles . Consulte o seu médico para um exame neurológico e um exame dos pés pelo menos uma vez por ano – mais frequentemente se você tiver problemas nos pés.