O neuroma de Morton é uma condição dolorosa que afeta a bola do pé, mais comumente a área entre o terceiro e o quarto dedo do pé. O neuroma de Morton pode parecer como se você estivesse de pé em uma pedra no sapato ou em uma dobra da meia.
O neuroma de Morton envolve um espessamento do tecido ao redor de um dos nervos que levam aos dedos dos pés. Isso pode causar uma dor aguda e ardente na planta do pé. Você pode ter picadas, queimação ou dormência nos dedos dos pés afetados.
Sapatos de salto alto ou apertados têm sido associados ao desenvolvimento do neuroma de Morton. Muitas pessoas experimentam alívio ao mudar para sapatos de salto mais baixo com biqueiras mais largas. Às vezes, injeções de corticosteroides ou cirurgia podem ser necessárias.
Sintomas
Normalmente, não há nenhum sinal externo dessa condição, como um nódulo. Em vez disso, você pode enfrentar os seguintes sintomas:
- Um sentimento como se você estivesse de pé em uma pedra em seu sapato
- Uma dor ardente na planta do pé que pode irradiar para os dedos dos pés
- Formigamento ou dormência nos dedos dos pés
Além desses sintomas, você pode descobrir que remover o sapato e esfregar o pé geralmente ajuda a aliviar a dor.
Quando consultar um médico
É melhor não ignorar qualquer dor no pé que dure mais do que alguns dias. Consulte o seu médico se sentir uma dor ardente na planta do pé que não está melhorando, apesar de trocar de calçado e modificar atividades que podem causar estresse no pé.
Causas
O neuroma de Morton parece ocorrer em resposta à irritação, pressão ou lesão de um dos nervos que levam aos dedos dos pés.
Fatores de risco
Fatores que parecem contribuir para o neuroma de Morton incluem:
- Salto alto. Usar sapatos de salto alto ou sapatos apertados ou mal ajustados pode colocar pressão extra nos dedos dos pés e na planta do pé.
- Certos esportes. Participar de atividades atléticas de alto impacto, como jogging ou corrida, pode sujeitar seus pés a traumas repetitivos. Esportes que apresentam sapatos apertados, como esqui na neve ou escalada, podem pressionar os dedos dos pés.
- Deformidades do pé. Pessoas que têm joanetes, dedos em martelo, arcos altos ou pés chatos correm maior risco de desenvolver o neuroma de Morton.